Pular para o conteúdo principal

O que significa sonhar com cruz?


A cruz nos sonhos. Significado.

A cruz pode aparecer em sonhos como um símbolo de uma prova de que o sonhador tem de enfrentar, um momento de grande dor ou dificuldade (uma cruz para carregar), mas também como uma promessa de uma recompensa em termos de satisfação interna, o crescimento espiritual, maturidade.

A cruz é um dos símbolos mais antigos, uma vez que aparece no século XV a.c.  fazendo parte da história da humanidade e tem significados poderosos, mesmo quando ela aparece em sonhos. A simplicidade das duas linhas que se cruzam para criar um centro que contrasta fortemente com a profundidade da representação simbólica.


Identificar-se com os quatro braços da cruz, as quatro direções espaciais, os quatro elementos, a correspondência com o número quatro, e ao mesmo tempo você vai localizar a junção de um membro vertical e uma horizontal, dois opostos que podem ser equiparados a alto e baixo, a terra e o céu, matéria e espírito, o yin e o yang.

Deste ponto de vista, a cruz é um símbolo da união dos opostos e assume o poder arquetípico do "centro". Equipado com centrífuga e centrípeta, com os braços abertos para o exterior e sua intersecção no núcleo interno, emana e se espalha e coleta e retém, e uma das figuras simbólicas que é certamente a mais completa e abrangente que, se “resume no sentido dinâmico da criação”.

Por esta razão, é encontrada em numerosas representações, obras e esquemas, os símbolos desenhados pelos judeus sobre as portas da casa, com uma planta em cruz grega e igrejas latinas. Mas é com o cristianismo que o símbolo adquire espessura adicional de condensação à sua imagem a paixão e resgate de Cristo.

A cruz se torna crucifixo que a iconografia cristã decide como símbolo sagrado. O significado das cruzes como uma representação cósmica que abraça todas as direções, como árvore da vida que está enraizada na matéria e estende os ramos para o espírito e de onde tudo começa, torna-se um símbolo de sacrifício, resgate e da redenção.


Existem várias cruzes de tradição: da grega registrável em uma praça e ligada ao equilíbrio entre alto e baixo, a Latina contida em um retângulo em que o braço vertical mais longo alude a um impulso transcendente. Deve, então, lembrar a cruz de Tau, sem a parte superior e com um braço, a cruz com dois braços e as três ligações transversais, com o tempo se tornou um símbolo da autoridade papal e reservado para ele.
Em sonhos a cruz pode aparecer como um símbolo de uma prova de que o sonhador tem de enfrentar, um momento de grande dor ou dificuldade (a cruz a suportar), mas também como uma promessa de uma recompensa em termos de satisfação interna, o crescimento espiritual, maturidade.
A cruz foi extensivamente analisada por Jung, que identificou em seu simbolismo da paixão e ressurreição correspondência simbólica da identificação de onde a cruz se torna o lugar simbólico para experimentar a tensão de polaridades (emoções humanas e subpersonalidades) para equilibrá-las e transcendê-las.

A cruz em sonhos pode, portanto, levar a significados de grande profundidade espiritual para o sonhador, mostrar para o mesmo como um sinal de uma mudança que deve ter lugar ou um caminho que promete ser um desafio, mas frutífero, como suporte para um ideal religioso, social, político.

Em sonhos, a cruz pode ser invocada pelo sonhador como proteção, a ser desenhada com um "sinal de cruz”, ou segurado na mão para remover tudo o que é assustador ou é identificado com o mal. A cruz assume nestes sonhos uma conotação fortemente positiva, torna-se uma espécie de escudo mágico, o amuleto que tem o poder de proteger e esconder atrás.

A cruz pode aparecer em sonhos, bem como a representação de direções espaciais ou a amplitude e complexidade da vida nesse sentido aparecem mais facilmente na forma de cruz grega, com quatro braços do mesmo tamanho.

Comentários

Anônimo disse…
Sonhei que eu chegava na minha sacada (14 andar) e via uma cruz enorme no céu dourada com muito brilho,eu ficava hs olhando e falava; meu Jesus,muito lindo. Então acordei.
Unknown disse…
Acabo de sonhar com uma cruz enorme no céu tb
Unknown disse…
BOM DIA ,SONHEI QUE ESTAVA EM FRENTE DE UM ALTAR NA RUA E VINHA UMA ROMARIA CATÓLICA QUANDO UMA JOVEM COLOCAVA UMA CRUZ DE MADEIRA E ME PEDIA PARA REPETIR A ORAÇÃO QUE ELA FAZIA DEPOIS ELA ME DAVA UMA FLOR E UMA CRUZ ,EU COLOCAVA A FLOR NESSE ALTAR E LEVAVA A CRUZ PARA MINHA FILHA CHEGANDO EM CASA TINHA UM CASAL DE PASTOR E UMA CRIANÇA PEQUENA QUE ESTAVA NA MINHA COZINHA ESPALHANDO O MEU FEIJÃO NO CHÃO.....
Unknown disse…
sonhei que desenhava uma cruz na areia para me proteger do mal que eu sentia próximo
Nana disse…
Sonhei que desenhava uma cruz de sangue no meu peito e um número 4 na testa . Eu me senti protegida depois que densenhei em mim essa cruz vermelha.
Anne disse…
Bom dia! Sonhei com uma cruz linda no céu e nossa senhora na cruz segurando o menino Jesus.
Anônimo disse…
Sonhei que estava em um lugar e depois olhei pro céu e vi uma pequena cruz branca saindo do céu. Ela era bem branca msm!
Unknown disse…
Sonhei k ia sair com amigos... apanhei o metro para ir ter com eles... e quando sai.. meus amigos vieram na minha direção com várias cruzes pretas...as pontas eram em bico e no meio de cada pinça tinham cruzes com o rebordo pratiado... essas cruzes mais pequenas atravessavam a própria cruz...
Fiquei muito assustada... o k isto significa??
Unknown disse…
Sonhei que estava em um lugar como se fosse uma sala de aula com muitas pessoas lá, e tinha um cruz partida ao meio pela vertical, essa cruz era da pessoa que estava falando lá na frente e essa mesma pessoa é um ex namorado, quando vi aquela meia cruz e tinha uma outra parte dessa cruz, só que não era do mesmo material e não estava se encaixando direito.
Uma era transparente e a outra era de madeira.
Unknown disse…
Eu tô desesperada, não consegui dormir até agora, o pouco que consegui, tive vários flashes de pesadelos sei lá. Num desses sonhei com um homem pedofilo , depois que esse mesmo homem tentava me beijar, e depois sonhei que olhava para o céu olhando as estrelas piscarem e que do nada via um cometa. Porém.nao era cometa , ele subia e descia , e quando caiu. Era um crucifixo um cordão de prata com um crucifixo de pingente. E quando fui pegar me deu choque, depois foram vários flashes com outros pesadelos que não me lembro . Mas eu estou desesperada
angela souza disse…
Sonhei que trafegava por uma estrada ... Quando vi muitas cruzinhas no meio da estrada,passei o carro por cima de todas ...e olhando pelo no acostamento havia muitos túmulos d terra com cruzes.
Unknown disse…
Sonhei com a cruz quebrada
Unknown disse…
Eu sonhei que estava na minha cama deitada e junto de mim estava alguém e deitava em cima de mim queria primeiramente me beijar e depois acariciou meu corpo com suas mãos e depois fazia o sinal da cruz invertida sobre minha testa e aí algo o incomodou ao ouvir de mim sou lavada e temida com o sangue de Cristo aí ele se irritou e sua boca abriram e dentes serrados ele tinha e mas ...as mãos dele foi impedida pois havia algo embaixo de mim que o incomodou e foi onde acordei dizendo em nome do senhor Jesus!
Unknown disse…
Sonhei q estava num barco navegando no Rio e a correnteza levava duas cruzes.
Unknown disse…
Minha irmãzinha procure estar junto de Deus, fazer as coisas com bastante consciência, Deus te ama e quer te proteger, então se deixe ser protegida por Deus e seus anjos, mesmo que essas renuncias lhe custe lágrimas hoje, Max depois vc vai ver e saber o quanto Deus te ama, beijus
Unknown disse…
Sonhei que me machucava nas costas e sangrava, uma amiga fingia limpar o sangue mas desenhava uma cruz com o sangue nas minhas costas.

Postagens mais visitadas deste blog

Sonhar com o diabo ou demônio. Significado

Diabo ou demônio em sonho. Significado Sonhar com diabo ou demônio significa quase sempre situações relacionadas com os nossos ' eus ' renegados, ou seja, aqueles aspectos de nossa personalidade que deixamos de lado (negamos), por  não estar alinhado com o que é aceito no ambiente em que crescemos. Ou representa um aspecto específico de sua personalidade que você acha ruim, que você tem vergonha ou oculta, ou uma situação em sua vida que você não pode controlar. O conceito de um diabo ou demônio tem a ver com a representação da dualidade bem / mal. Os conflitos internos que nos sufocam e ferem-nos no dia a dia e não sabemos como enfrentar. Sem dúvida, este é um sonho muito desagradável, especialmente para pessoas muito devotas. Em muitos casos, o diabo simboliza algum medo que você tem na vida real e seu subconsciente tem representado uma forma satânica. Também é comum em sonhos, ver o diabo ou um demônio significativo que por trás h

Significado de sonhar com ejaculação

O que significa um sonho em que se vê ejaculação? Sonhar que você está ejaculando indica sua necessidade de liberação. Você não pode mais se conter, seja emocionalmente ou sexualmente. Como alternativa, significa uma perda de controle e poder.  Também pode indicar desejos sexuais e relaxamento. A atitude do sonhador em relação a sua sexualidade muitas vezes é visto nestes sonhos. Em um sonho a ejaculação pode ser uma tentativa de entender os sentimentos negativos. Também poderia ser uma indicação de que o sonhador tem a necessidade de relaxar e de satisfazer seus desejos sexuais. Ejacular fora do corpo representa escolhas improdutivas, ou decepções. Sentir-se bem SEM nunca ter que ser sério sobre a escolha final. Desfrutar de experimentar algo sem quaisquer obrigações ou criar novos problemas. O sonho em que uma pessoa ejacula sobre uma outra representa sentimentos de fracasso persistente, promessas não cumpridas, ou decepções. Um aspecto de sua personalidade criou um problem

Sonho com vermes ou larvas. Significado

O que significa sonhar com vermes? Os vermes são bastante comuns e geralmente deixam impressões duradouras nos sonhadores. Você pode se sentir desconfortável e enojado ao acordar depois de um sonho com vermes. Neste artigo, você aprenderá mais sobre o significado do seu sonho de verme. Os vermes nos sonhos geralmente são símbolos de energias negativas em sua vida desperta. Essas pequenas criaturas balançando em seus sonhos podem simbolizar desonestidade, rejeição, inveja, fraqueza, traição e/ou sentimentos e emoções negativas na vida real. Existem outros significados relacionados aos sonhos com vermes que o ajudarão a analisar seus sentimentos, emoções e situações na realidade. Os vermes nos sonhos podem ter significados diferentes, dependendo de como você percebe os vermes em sua vida desperta. Se você vê vermes como parasitas ou pragas, pode simbolizar alguém ou algo que está drenando sua energia ou força vital na vida real. Se você vê verm