quinta-feira, 7 de julho de 2016

Sonhar com morrer. Significado

O significado de morte e morrer nos sonhos

Gostaria de explorar um tema de sonho comum, o da morte e do morrer. Para começar, vou abordar um dos maiores medos associados a esses tipos de sonhos a saber: se sonhamos com alguém próximo a nós (ou até mesmo nós mesmos) como morrendo em um sonho, isso indica que eles ou nós vamos realmente morrer em breve?

Para te deixar tranquilo, a resposta é normalmente não. Sonhos funcionam na maioria das vezes no nível simbólico, que vou explorar com mais detalhes em breve. No entanto, devemos lembrar que a melhor pessoa para compreender os seus próprios sonhos é você. Ninguém sabe suas circunstâncias pessoais, como você sabe.

A morte é um dos conceitos mais profundamente assustadores para maioria das pessoas, e há momentos em porque esse medo será refletido em seus sonhos. Se você vive em circunstâncias em que você está preocupado com alguém morrendo, você pode sonhar com isso acontecer - não porque vai acontecer, mas porque tem medo que a pessoa de fato morra. A mente subconsciente armazena todas as nossas emoções mais profundas e, especialmente, aquelas coisas que não queremos enfrentar. Sonhos com alguém morrer pode ser um caminho do seu subconsciente para trazer esses sentimentos latentes à luz para que você possa resolvê-los, e sim, às vezes, até mesmo se preparar para a morte. Mas se esse tipo de situação realmente se aplica a você, as chances são que você já sabia disso. E desejo-lhe toda a força e amor que você precisa em um momento tão difícil.

Há casos onde as pessoas tiveram sonhos que pareciam prever a morte de alguém próximo a elas, ou até mesmo sua própria morte. Um dos casos mais famosos é o de Abraham Lincoln, que supostamente sonhou que viu um cadáver coberto cercado por carpideiras na Casa Branca, e sobre perguntado quem era, ele teria dito "O Presidente! Ele foi baleado por um assassino!" Mas nós só temos testemunho de um guarda-costas para apoiar esta história, que aparentemente contém inconsistências, então se é verdade ou não ainda é uma questão de especulação. Calígula, imperador romano, também teria sonhado com a sua própria morte com antecedência (embora de uma forma bastante simbólica, aberta à interpretação!) E Mark Twain relatou ter sonhado com a morte de seu irmão. Mas como você pode ver, este tipo de incidente, mesmo se 100% confiável, ainda são muito poucos.

Haverá mesmo algumas circunstâncias em que um ente querido faz uma aparição em nossos sonhos, só para mais tarde percebermos que isso era na realidade uma última visitação, como se a pessoa soubesse, mas que é um conceito para outra postagem!

Se você tiver um sonho de si mesmo ou alguém morrendo, peço-lhe, por favor, tome uma respiração profunda, sinta-se e não entre em pânico. As chances são, de que o sonho com morte seja apenas simbólico. Há um pouco de um mito que, se morrer em um sonho que não vai acordar, mas muitas pessoas têm sonhado com morrer, visto seus próprios corpos e assim por diante, e acordaram para contar o ocorrido. (Embora se alguém fosse morrer durante o sonho, é porque que eles também sonham eles estavam morrendo? Isso é um dos mistérios que está além dos nossos meios atuais de saber!) Então, o que, em seguida, pode simbolizar a morte e o morrer em um sonho?
Vale a pena lembrar que, independentemente de seu sistema de crenças, a morte geralmente não é um fim absoluto. Se você acredita em uma alma imortal que vive e que migra para uma existência celestial ou retorna à terra de outra forma, ou que simplesmente somos criaturas feitas de matéria e energia (que pode ser criada nem destruída, apenas mudar de forma) então podemos ver que a morte é realmente um momento de transição. E este é o núcleo de um dos principais significados simbólicos da morte - significativa de mudança, muitas vezes súbita. Sonhos com morrer, em seguida, podem acontecer em fases importantes da vida, quando um capítulo está acabando para que um novo comece. É parte do ciclo da natureza - assim como as árvores perdem suas folhas e parecem morrer no inverno somente a brotar uma nova vida verde na primavera, assim também nós como seres humanos devemos passam por períodos de desapego, de derramamento de crenças passadas, comportamentos, relacionamentos e até mesmo todo de visões de mundo, a fim de que possamos crescer e evoluir. Pode ser assustador perceber que estamos deixando uma parte tão importante de nós mesmos para trás. Pode ser assustador como morrer. Mas lembre-se morrer é apenas uma mudança de estado, e um fator essencial. A morte é necessária para que ocorra uma nova vida. Alguém morrendo em um sonho, em seguida, pode ser extremamente positivo quando o verdadeiro significado é novas chances e a oportunidades realizadas.

Para entender melhor este sonho, olhe quem morreu e que essa pessoa representa para você. Se um pai morreu, isso pode ser um sinal de que você está crescendo em sua própria autoridade materna ou paterna, amadurecendo como um adulto e capaz de deixar para trás a confiança dos pais para a sua identidade, conselho ou aprovação. Sonhos com um amante ou cônjuge morrer pode indicar uma mudança na dinâmica da relação - que você está se movendo para amá-los de uma maneira nova, como um ou ambos crescem e mudam. Ou poderia ser que seu parceiro é também um símbolo e representa um novo relacionamento com você mesmo. Sonhos com crianças que morrem podem ser especialmente perturbadores, e aqui quero reiterar o que eu disse no início - sonhos muitas vezes, jogam fora os nossos medos mais profundos. Para os novos pais, especialmente, o esmagador senso de responsabilidade em ter uma nova criança pode fazer ter medo que não esteja à altura da tarefa, e se preocupe interminavelmente sobre todos os riscos potenciais para seu pequeno precioso e vulnerável. Sonhos com coisas estranhas acontecendo às crianças, incluindo morrer ou ficarem perdidas são realmente muito comuns! Isso não significa que seu bebê esteja em perigo, mas que você está em hiper alerta, e que a proteção profunda, primal. Você sente está estimulando os seus medos mais básicos de animais (decorrente do sistema límbico, a parte mais primitiva do cérebro). As possibilidades são que você ganhe confiança e deleite-se com a alegria da paternidade e que esses sonhos irão diminuir. Outros sonhos com crianças que morrem podem ser símbolos de importantes projetos ou ideias a chegar ao fim, algo que você tem nutrido e desejava ver crescer precisa ser deixar de lado agora, a fim de que você possa liberar suas energias para se concentrar em outros lugares. Em um nível ainda mais profundo, uma moribunda criança pode se relacionar com os aspectos de nossa própria psique - a nossa criança interior, ou remanescentes de nosso passado que precisamos amadurecer para nos tornarmos um ser humano plenamente realizado. Esta perda de inocência pode ser dolorosa e criar uma grande tristeza. Mas é preciso lembrar que não é natural e saudável manter-se sempre pueril, inconsciente do mundo e incapaz de tomar o nosso verdadeiro lugar no mesmo. Desta forma, um sonho com alguém morrer pode ser uma indicação de que é hora de assumir uma maior responsabilidade na vida e intensificar a ser o adulto totalmente capaz de ser crescido. Outra maneira de considerar o que esta morte particular pode dizer é considerar o que a pessoa representa para você - é a autoridade, compromisso de trabalhar, valores familiares, criatividade, etc.?
As circunstâncias da morte da pessoa também podem ajudar a revelar o significado do sonho. Uma ferida mortal no coração pode indicar a mudança tem a ver com relações e emoções, enquanto na cabeça pode indicar uma mudança de ideias, a lógica ou razão. A morte com fogo poderia se relacionar com paixão, enquanto asfixia pode indicar as condições atuais são tão sufocantes que algo novo é necessário como uma lufada de ar fresco.

Nós também associamos a morte com o desconhecido - o misterioso. Sonhos com morte e morrer podem estar a pedir-nos para examinar o que nós pensamos que sabemos, para abrir nossas mentes para novas ideias e potenciais. Que percepções precisamos mudar, e que mal-entendidos precisam esclarecer em sua vida.

Além de pessoas realmente morrendo em sonhos, também podemos sonhar com um conceito mais abstrato, ou mesmo concreto da própria morte. Você pode ver um Grim Reaper (aquele anjo da morte com foice, capa e capuz), um esqueleto ou alguma outra representação visual. Se a morte aparece em seu sonho, desta forma, há uma boa chance de que você esteja enfrentando uma clareira significativa em sua vida. O que a madeira morta precisa ser cortada para que o crescimento novo apareça? Sonhos com morte, desta forma, muitas vezes, são um reflexo da mudança bastante súbita e abrangente. Este é realmente um símbolo de uma vida que termina e toda nova vida começando. É provável que você surja a partir deste período como uma pessoa fundamentalmente alterada, mas melhor, mais sábio, mais forte e provavelmente mais feliz com você.


E, finalmente, como a morte é universal, não há nenhuma pessoa viva ou criatura que pode escapar de morrer, independentemente da sua riqueza, status ou realizações. É inevitável. A morte e o morrer nos sonhos podem nos pedir para considerar a nossa própria mortalidade, para refletir sobre o que é mais importante e tomar os passos para que possamos assegurar este momento breve e precioso da existência seja vivido ao máximo. Sabendo que todos nós morreremos, como você opta por fazer a maior parte de sua vida? Morte e o Morrer em sonhos podem pedir-nos a questionar  nossos valores, relacionamentos e propósito final. Tais sonhos nos pedem para não tomar nada como garantido, para abrir os nossos olhos, nossas mentes e nossos corações. A morte e o morrer nos sonhos podem na verdade ser extremamente positivos, um prenúncio de mudança profunda, de deixar de lado o passado e construir um futuro novo e brilhante mais gratificante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, no entanto, para evitar a publicação de spans e ofensas, aguarde a moderação. Obrigado pela compreensão!